SindForte completa 20 anos

No sábado, dia 16 de fevereiro de 1992, aconteceu a histórica assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Carro-Forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada e seus Anexos e Afins do Estado de São Paulo, o SindForte.

A assembleia aconteceu na antiga sede da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, na Liberdade. Num clima de emoção e combatividade a categoria deu o primeiro passo na organização sindical dos trabalhadores do transporte de valores. O primeiro presidente foi José de Souza Lima e João Passos era o vice.

O primeiro boletim da entidade, Transporte Forte, foi publicado em março com a manchete “Nasce um novo Sindicato”. A publicação destacava: “Os trabalhadores, agora, também têm o seu Sindicato, podendo andar pelas próprias pernas e enfrentar os desafios e os abusos que vêm sendo cometidos contra a categoria”.

De fato, ao longo desses 20 anos conseguimos andar com as próprias pernas enfrentando os desafios e, o mais importante, garantindo conquistas e direitos.

O Sindicato se estruturou e ampliou o patrimônio da categoria. Adquiriu sede própria na Capital e subsedes em nove grandes cidades.

Em 1998, compramos a nossa sede em São Paulo e, no mesmo ano, instalamos o gabinete odontológico. Em 2000, a subsede de Campinas também passou a contar com dentista.

Constituiu uma ampla rede de assistência; firmou convenções coletivas; passou a representar também o setor de Escolta Armada; liderou a luta pela reblindagem dos veículos transportadores de valores; e batalhou pela conquista da Carteira Nacional do Vigilante.

Em 1992, foi assinada a primeira Convenção Coletiva do Transporte de Valores. Nessa mesma Convenção, conquistamos Piso salarial.

Em maio de 1993, colocamos os trabalhadores nas ruas de São Paulo, mostrando empenho e disposição de lutar para conquistar benefícios. Foi nossa primeira greve, quando conquistamos o tíquete-refeição.

Em 1994, passamos a receber o Adicional de Risco de Vida, que é de 30% sobre o Piso. Em 1997, 70% da categoria ganharam estabilidade no emprego, uma conquista de poucos.

O presidente João Passos assumiu o comando da entidade em 1996, tendo como uma das principais metas ampliar a segurança dos trabalhadores. Em 1999, tivemos uma importante conquista nessa área: a reblindagem dos veículos.

Em 2000, passamos a representar a escolta armada e, em 2007, conquistamos a primeira Convenção Coletiva.

Conquistamos também durante esses dez anos: convênio médico extensivo aos dependentes, Colônia de Férias, coletes e armas mais potentes, assistência jurídica, Carteira Nacional do Vigilante e Cipas atuantes.

João Passos – O presidente do Sindicato, João Passos, afirma: “Apesar de sermos uma categoria jovem conquistamos muito e vamos continuar avançando. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e contribuir para a melhoria da renda e da qualidade de vida do trabalhador em transporte de valores e escolta armada”.

Ações do Sindicato - Garantira de melhorias aos trabalhadores

Confira abaixo galeria de fotos dos 20 anos do SindForte

Massa –
Uma das grandes assembleias, nos anos 90, lota o auditório do Sindicato
dos Eletricitários da Capital

Paralisação – Trabalhadores de braços cruzados em São Paulo

Diretoria – Uma das primeiras reuniões da nossa diretoria. Na foto, vários fundadores
do Sindicato

Acidente – Presidente João visita em sua residência companheiro acidentado. Na foto, também, a Dra. Claudete, então advogada da entidade

Seminário – Em Campinas, nosso 1º Seminário de Avaliação e Planejamento

Seminário – 3º Seminário de Avaliação e Planejamento, na sede em São Paulo

Na base – Diretor Cortes com trabalhadores paralisados. Com ele, nosso advogado
dr. Argeu

Campanha – Presidente João fala em assembleia da campanha salarial de 1998

Greve - Trabalhadores paralisados na Transvalor, em São Paulo

Reginaldo Mendes, então presidente da Federação, com dr.
Argeu Quintanilha, advogado e patrono do nosso Sindicato

Primeiro Jornal Transporte Forte, março de 1992