SindForte completa 20 anos

No sábado, dia 16 de fevereiro de 1992, aconteceu a histórica assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Carro-Forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada e seus Anexos e Afins do Estado de São Paulo, o SindForte.

A assembleia aconteceu na antiga sede da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, na Liberdade. Num clima de emoção e combatividade a categoria deu o primeiro passo na organização sindical dos trabalhadores do transporte de valores. O primeiro presidente foi José de Souza Lima e João Passos era o vice.

O primeiro boletim da entidade, Transporte Forte, foi publicado em março com a manchete “Nasce um novo Sindicato”. A publicação destacava: “Os trabalhadores, agora, também têm o seu Sindicato, podendo andar pelas próprias pernas e enfrentar os desafios e os abusos que vêm sendo cometidos contra a categoria”.

De fato, ao longo desses 20 anos conseguimos andar com as próprias pernas enfrentando os desafios e, o mais importante, garantindo conquistas e direitos.

O Sindicato se estruturou e ampliou o patrimônio da categoria. Adquiriu sede própria na Capital e subsedes em nove grandes cidades.


Em 1998, compramos a nossa sede em São Paulo e, no mesmo ano, instalamos o gabinete odontológico. Em 2000, a subsede de Campinas também passou a contar com dentista.

Constituiu uma ampla rede de assistência; firmou convenções coletivas; passou a representar também o setor de Escolta Armada; liderou a luta pela reblindagem dos veículos transportadores de valores; e batalhou pela conquista da Carteira Nacional do Vigilante.

Em 1992, foi assinada a primeira Convenção Coletiva do Transporte de Valores. Nessa mesma Convenção, conquistamos Piso salarial.

Em maio de 1993, colocamos os trabalhadores nas ruas de São Paulo, mostrando empenho e disposição de lutar para conquistar benefícios. Foi nossa primeira greve, quando conquistamos o tíquete-refeição.

Em 1994, passamos a receber o Adicional de Risco de Vida, que é de 30% sobre o Piso. Em 1997, 70% da categoria ganharam estabilidade no emprego, uma conquista de poucos.

O presidente João Passos assumiu o comando da entidade em 1996, tendo como uma das principais metas ampliar a segurança dos trabalhadores. Em 1999, tivemos uma importante conquista nessa área: a reblindagem dos veículos.

Em 2000, passamos a representar a escolta armada e, em 2007, conquistamos a primeira Convenção Coletiva.

Conquistamos também durante esses dez anos: convênio médico extensivo aos dependentes, Colônia de Férias, coletes e armas mais potentes, assistência jurídica, Carteira Nacional do Vigilante e Cipas atuantes.

João Passos – O presidente do Sindicato, João Passos, afirma: “Apesar de sermos uma categoria jovem conquistamos muito e vamos continuar avançando. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e contribuir para a melhoria da renda e da qualidade de vida do trabalhador em transporte de valores e escolta armada”.


Ações do Sindicato - Garantira de melhorias aos trabalhadores


Confira abaixo galeria de fotos dos 20 anos do SindForte

Massa –
Uma das grandes assembleias, nos anos 90, lota o auditório do Sindicato
dos Eletricitários da Capital


Paralisação – Trabalhadores de braços cruzados em São Paulo


Diretoria – Uma das primeiras reuniões da nossa diretoria. Na foto, vários fundadores
do Sindicato


Acidente – Presidente João visita em sua residência companheiro acidentado. Na foto, também, a Dra. Claudete, então advogada da entidade


Seminário – Em Campinas, nosso 1º Seminário de Avaliação e Planejamento


Seminário – 3º Seminário de Avaliação e Planejamento, na sede em São Paulo


Na base – Diretor Cortes com trabalhadores paralisados. Com ele, nosso advogado
dr. Argeu



Campanha – Presidente João fala em assembleia da campanha salarial de 1998



Greve - Trabalhadores paralisados na Transvalor, em São Paulo


Reginaldo Mendes, então presidente da Federação, com dr.
Argeu Quintanilha, advogado e patrono do nosso Sindicato


Primeiro Jornal Transporte Forte, março de 1992

Home
Leia também
Clique na opção
 
Palavra do Presidente
Eu tenho orgulho
de presidir nosso Sindicato
 
Lideranças cumprimentam SindForte pelos 20 anos
 
Galeria de fotos
20 anos do Sindforte
 
Mande um e-mail para os diretores
 
 
 
Rua Francisca Miquelina, 98, Bela Vista, São Paulo. Telefone (11) 3105.2486. E-mail: sindforte@sindforte.org.br