Adicional de Risco de Vida de 30%
é aprovado e deve virar lei

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (13) emenda do Senado ao Projeto de Lei 1033/03, que estende o adicional de periculosidade aos vigilantes patrimoniais, devido aos riscos inerentes à atividade profissional. O adicional de risco de vida corresponde a 30% do Piso salarial do profissional.

O texto aprovado estabelece que o adicional, vinculado ao risco de roubo ou violência, será devido aos trabalhadores das atividades de segurança pessoal e patrimonial. A matéria será enviada à sanção presidencial.

A votação no plenário da Câmara ocorreu à noite e foi acompanhada por dirigentes da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e lideranças sindicais da categoria, que marcaram presença nas galerias. Desde as 9 horas, várias entidades representativas dos vigilantes de vários Estados participaram de articulações políticas e pressão em prol da aprovação do PL 1033/03.

Reconhecimento - O presidente da CNTV, José Boaventura Santos, destaca que, além do aspecto financeiro, a aprovação do projeto representa reconhecimento e valorização da categoria. “A profissão de vigilante não pode ser vista como uma atividade qualquer. É um trabalho que envolve risco permanente e merece ser encarado com certos cuidados”, diz.

Lei - O presidente do SindForte, João Passos, lembra que o próximo passo é a sanção presidencial, para transformar o projeto em lei federal. Ele manifestou confiança que o projeto será sancionado sem vetos, pois a presidente Dilma Rousseff “não vai negar este justo direito dos vigilantes”.

“A aprovação do projeto é um grande avanço para as categorias que ainda não têm o adicional na base de 30%. Em nossa base, a lei vai beneficiar a todos, em especial o pessoal da escolta armada que recebe atualmente 27%”, acrescenta João Passos.

Foto: Gustavo Lima

Vigilantes comemoram nas galerias da Câmara aprovação do adicional de risco

Home
Leia também
Clique na opção
 
Palavra do Presidente
Eu tenho orgulho
de presidir nosso Sindicato
 
Lideranças cumprimentam SindForte pelos 20 anos
 
Galeria de fotos
20 anos do Sindforte
 
Mande um e-mail para os diretores
 
 
 
Rua Francisca Miquelina, 98, Bela Vista, São Paulo. Telefone (11) 3105.2486. E-mail: sindforte@sindforte.org.br