Comissão do Senado aprova reforma
trabalhista em votação apertada

8/6/2017 - quinta-feira

Após forte pressão do governo, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou terça (6), após nove horas de sessão e numa votação apertada, por 14 votos a favor e 11 contrários, o projeto de lei da reforma trabalhista (PLC 38/17 - PL 6.787/16).

Senadores aprovam reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos

Temer lançou mão de todo tipo de ardil. Mudou votos que eram contrários ao projeto, com distribuição de cargos na estrutura do governo. O caso mais emblemático envolveu o senador Omar Aziz (PSD-AM), que, mesmo sendo contra a reforma, se absteve de votar depois que o governo nomeou um aliado seu para a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

O desespero do governo para aprovar a medida na CAE demonstra que a pressão sindical contra as reformas tem surtido efeito. O presidente João Passos comenta: “Sem apelar para métodos espúrios, o Planalto não conseguiria aprovar a matéria”.

O relator da matéria na comissão, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relata o projeto também na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ele pretende apresentar parecer no segundo colegiado de mérito ainda nesta quinta (8). Com isso, a matéria poderá começar a ser discutida na próxima quarta (14).

Greve - Antes de ser votada no plenário, a proposta terá que passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça. Por isso, a pressão contra a aprovação da reforma vai aumentar. As Centrais Sindicais se reuniram na manhã desta quarta (7) na sede do Dieese, em São Paulo, a fim de tratar da nova greve geral – que deve ocorrer dia 30 de junho.

Centrais Sindicais reunidas na sede do Dieese