Sindicato homenageia categoria
pelo Dia Nacional do Vigilante

20/6/2017 - terça-feira

O Dia Nacional do Vigilante é comemorado em 20 de junho, data criada em ao dia em que foi sancionada a Lei nº 7.102, em 1983. Esta lei regulamentou a atividade de segurança privada no Brasil.

Neste dia de grande significado para os vigilantes, o SindForte homenageia os profissionais da categoria, que contribuem para o bem estar dos cidadãos e o transporte com segurança de valores e cargas preciosas.

As celebrações sempre ocorreram, mesmo que maneira informal. Mais recentemente, em 8 de maio de 2015, o Congresso Nacional transformou em lei projeto do senador Paulo Paim, que oficializou o 20 de junho como Dia Nacional do Vigilante.

Nosso presidente João Passos elogia a iniciativa do senador. “Paim tem sido um parceiro de grande valor e um aliado em todas as causas dos trabalhadores. Seu projeto trouxe visibilidade e valorização do profissional da categoria”, destaca.

Lutas - Ao longo dos anos, obtivemos inúmeras conquista por meio da ação sindical. No entanto, ainda há muitas reivindicações a serem atendidas. Os vigilantes devem se mobilizar também contra as reformas neoliberais do governo Temer. João alerta: “Essas reformas retiram direitos, precarizam o trabalho, reduzem salários, prolongam demasiadamente o tempo de contribuição para aposentadoria e acabam com a dignidade do trabalhador”.

História - No Brasil, as empresas de vigilância surgiram nos anos de 1960 devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios, pessoas e realizar transporte de valores. Assim, surgiram os trabalhadores em segurança privada.