Agenda com propostas é documento guia lançado por Centrais Sidicais

11/6/2018 - segunda-feira

A Força Sindical e outras seis Centrais Sindicais lançaram dia 6, em São Paulo, a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora - Democracia, soberania e desenvolvimento com justiça social: trabalho e emprego.

O documento reafirma que a tarefa atual “é recolocar o País na trajetória do desenvolvimento”. A Agenda, que contém 22 pontos, é um manifesto que tem o objetivo de marcar a posição sindical na atual conjuntura brasileira, buscando elevar a participação da classe trabalhadora no processo eleitoral deste ano.

Nosso presidente João Passos destaca que o texto sintetiza os pontos aprovados na Conclat de junho de 2010, no estádio do Pacaembu. Ele afirma: “Naquele ano, milhares de sindicalistas lançaram uma plataforma, que apontava os caminhos para o País seguir crescendo e melhorando a vida de todos”.

A Conclat de 2010 reuniu sindicalistas e trabalhadores de todo o País, que aprovaram um amplo documento que cobrava o aprofundamento da política econômica desenvolvimentista em curso no então governo Lula.

Agenda - O documento redigido agora, com apoio do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), volta a pleitear jornada de 40 horas, valorização do salário mínimo e combate à informalidade.

Seu primeiro item, contudo, deixa clara a prioridade máxima: “Criar políticas, programas e ações imediatas para enfrentar o desemprego e o subemprego crescentes, que já atingem 28 milhões de trabalhadores”.

Íntegra - Clique aqui e leia íntegra da Agenda.

Dirigentes de Centrais Sindicais reunidos durante lançamento