Homens acima de 50 anos devem
fazer exames regularmente

5/11/2018 - segunda-feira

O movimento conhecido internacionalmente como Novembro Azul ganha força a cada ano. O objetivo das ações, que marcam todo o mês de novembro, é conscientizar a sociedade sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura.

A campanha foi criada mundialmente em 2003, mas chegou ao Brasil em 2008. O movimento faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

Conforme dados do Instituto Nacional de câncer (Inca), mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno que mais atinge a população masculina e só tem cura quando diagnosticado precocemente.

Cuidados - Os exames devem ser solicitados por um médico e na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece, mas no começo não há sintomas. Eles só costumam aparecer no estágio avançado, por isso é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade.