Agências da Caixa abrirão mais cedo para facilitar resgate

• 27/9/2018 – quinta-feira

Os trabalhadores com menos de 60 anos, que tiverem direito a cotas do PIS (Programa de Integração Social), têm até esta sexta (28) para sacar o saldo que ainda tiverem no fundo. Após 29 de setembro, só poderão retirar o dinheiro maiores de 60 anos e nos casos de aposentadoria ou invalidez do titular.

A Caixa Econômica Federal, instituição bancária encarregada da liberação do benefício, montou um esquema especial nas agências nesta quinta (27) e sexta (28) para atender os beneficiados. As agências abrem duas horas mais cedo nos dois dias.

Têm direito ao saque pessoas que trabalharam com Carteira assinada entre 1971 e 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito, porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições ao PIS/Pasep para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial.

Consulta – Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos com o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão.