Início Notícias AOS 31 ANOS, NOSSO SINDICATO FAZ BALANÇO

AOS 31 ANOS, NOSSO SINDICATO FAZ BALANÇO

Nesta quinta, dia 16, nosso Sindicato completa 31 anos. Vale recontar um pouco dessa história, para que os mais antigos relembrem e os mais jovens tomem conhecimento dessa trajetória. O presidente João Passos, que é um dos fundadores da categoria, conta:

. Como era – “Éramos ligados à vigilância patrimonial. Mas os companheiros do transporte de valores buscavam uma organização própria, porque queriam obter melhores salários, melhores condições de trabalho e valorização profissional”.

. Condições – “A assembleia de fundação ocorreu no dia 16 de fevereiro de 1992, no Centro de São Paulo, no plenário da Federação dos Comerciários. O reconhecimento pelo Ministério do Trabalho não tardou e logo em seguida começamos a mobilizar a base. Várias greves surgiram a partir daí”.

. Estrutura – “Ocupávamos uma sala emprestada por nossa Federação, na região da Sé, SP. Hoje, temos ótima sede própria na Bela Vista e cinco subsedes pelo Estado. Temos duas belas Colônias de Férias em Bertioga e também um terreno em Praia Grande”.

. Atuação – “O Sindicato atua em todo o Estado, baseado nas subsedes ou por meio de visitas de nossos diretores. Nossa assistência jurídica também cobre o Estado”.

. Representação – “No ano 2000, agregamos os trabalhadores da escolta armada. O setor era muito explorado, mas aos poucos fomos conseguindo direitos e proteção a esses companheiros. Já avançamos a bem”.

. Campanhas – Fazemos duas negociações coletivas por ano. Em julho, para o transporte de valores. No final do ano, para a escolta armada, cuja data-base é 1º de janeiro”.

. Reblindagem – “Blindar os veículos e reforçar a bindlagem, a chamada reblindagem. Foi uma luta, pois precisava da participação da Polícia Federal, Ministério do Justiça e, claro, das empresas. Hoje, os veículos são resistentes. Antes era tudo casca de ovo”.

. CNV – “A categoria queria um documento próprio de identificação, como têm os jornalistas, os advogados e outros profissionais. Hoje, a Carteira Nacional do Vigilante é realidade em todo o território nacional. Documento obrigatório”.

. Colete – “Vigilante de carro-forte e escolta trabalhava de peito aberto, com alto risco de vida. A luta pela obrigatoriedade colete foi longa, mas hoje esse EPI é obrigatório e ajuda a muitas salvar vidas”.

. Pagamento de PPR – “Os patrões resistiam e não queriam pagar. Mas a pressão da base, e do Sindicato, conquistou esse direito. Hoje, um Piso no transporte de valores por ano, em duas parcelas, e 30% na escolta armada”.

. Tíquete-alimentação – “Por muito tempo, o trabalhador comia de marmita. Aos poucos, conseguimos tíquete-alimentação, em valores dignos. Temos também tíquetes adicionais por mês, pra quem não faltar, e 20 tíquetes nas férias para a guarnição do carro-forte. Estamos buscando esse benefício também na escolta.”

. Convenção Coletiva – “Escolta ou transporte de valores. Em ambos os casos, a categoria dispõe de direitos assegurados em Convenção Coletiva de Trabalho. Observe: não é o governo que dá. Esses direitos são conquistados nas lutas ou por negociação coletiva comandada pelo SindForte”.

. Sindicalização – “Nosso trabalho de associar companheiros na base é constante. Hoje, o SindForte tem mais de 40% da base sindicalizada (quase o dobro da média nacional). Sócio tem uma série de vantagens e benefícios oferecidos pelo Sindicato, inclusive a CNV grátis. Dependente também se beneficia”.

. Cipas – “Quando atingimos um patamar mais alto de organização, passamos a agir junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de cada empresa. Hoje em dia, se o Sindicato não estiver presente, a eleição da Cipa não acontece”.

. Adicional de Risco de Vida – “Fizemos atos, passeatas e greves, até conseguir. Fomos o primeiro Sindicato do Brasil a garantir esse Adicional aos trabalhadores. Primeiro, no transporte de valores; depois, na escolta armada, onde tivemos que ir à greve também pra conseguir”.

. Pandemia – “Sabíamos que a Covid-19 era mortal. Por isso, conclamamos as empresas a adotar medidas preventivas, higienizar os carros, armas e locais de trabalho. Nossa sede também foi higienizada”.

. Abusos – “É marca de nosso Sindicato combater abusos de nas empresas. Várias vezes temos conseguido reverter punições ou justas causas. A defesa do emprego é sagrada pra nossa diretoria”.

. Método – “Sou mineiro, e mineiro pensa bem antes de tomar atitude. Ouço sempre nossa diretoria. Escuto a categoria, oriento companheiros e sempre busco a solução por meio de diálogo”.

. Orgulho – “Um dos orgulhos do nosso Sindicato é jamais ter aceitado banco de horas. A pressão patronal é grande e claro que os grandes tomadores de serviço pressionam também. Mas temos resistido e vamos continuar a resistir”.

. Aumentos – “Se eu fosse definir a marca do nosso Sindicato eu diria: – Somos um Sindicato que conquista gradativamente, ano a ano. Nesses 31 anos de SindForte, nunca houve uma negociação coletiva sem reposição salarial, sem aumento no salário ou nos tíquetes ou outro avanço em outros benefícios”.

. Perigo – “Nossa categoria exerce função de risco, ainda maior no trabalho externo. Por isso, o SindForte já promoveu atos e protestos, fez encontros e debates com autoridades, sempre buscando medidas eficazes de segurança pública e proteção aos trabalhadores de nosso setor”.

. Esperança – “Sou de origem muito humilde e avalio que progredi na vida pessoal e sindical. Movido sempre pela esperança em dias melhores. Mas principalmente trabalhando duro, porque o trabalho é a árvore que dá frutos, sempre”.

MAIS – Ligue (11) 3105.2486, SP. Ou nas nossas subsedes. Acesse o site do Sindforte.

Sair da versão mobile