Início PALAVRA DO PRESIDENTE Sindicato assina acordos coletivos sem cortar salário ou mexer na jornada

Sindicato assina acordos coletivos sem cortar salário ou mexer na jornada

Desde 1º de abril vigora a Medida Provisória 936, do presidente Bolsonaro. A MP permite à empresa negociar direto com o trabalhador acordo que reduz salário, jornada e traz outras perdas. O SindForte combate o acordo individual, porque se trata de imposição.

Pra evitar abuso patronal, temos negociado por empresa. O presidente João Passos relata: “Fechamos vários acordos, mantendo o salário e a jornada dos companheiros. Menos no setor administrativo, pois muitos estão em home office, trabalhando à distância”.

Mas a Prosegur tentou pisar na bola. Ela assinou num dia o acordo de não reduzir e no outro estava mandando o gerente cortar 25% o salário do pessoal. Os companheiros denunciaram, o Sindicato foi a campo e a empresa rasgou o papel que tinha mandado assinar. João conta: “Se ela não voltasse atrás, no dia seguinte ia ter paralisação”.

STF – Mas não é fácil arrancar acordo por empresa. Isso porque o Supremo Tribunal Federal reafirmou a MP 936, aceitando os acordos individuais, sem participação dos Sindicatos. O presidente João Passos alerta: “Cada trabalhador deve fiscalizar o acordo. São duas tarefas as nossas. Primeiro, conseguir fazer o acordo. Segundo, fazer o acordo ser cumprido pelo patrão”.

DENUNCIE – Sua empresa não tem acordo ou descumpre o que foi assinado? Denuncie ao Sindicato. Na sede e nas subsedes. Na sede, o telefone é (11) 3105.2486; na subsede de Campinas (19) 3236.8562; Bauru (14) 3234.2752; São José do Rio Preto (17) 3234.2130; Santos (13) 3232.1364; Presidente Prudente (18) 3221.3766; e Ribeirão Preto (16) 3610.5960. Horário das 8 às 15 horas.

Sair da versão mobile