Após longa e exaustiva negociação, foi fechado hoje (6/9) o acordo coletivo dos trabalhadores em transporte de valores no Estado de São Paulo. Acordo foi firmado na sede do patronal, em SP, após várias horas de negociação entre o SindForte, a Comissão de Trabalhadores e a entidade dos empregadores.

Ficou assim:

Reajuste geral de salários – Reposição integral pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses, completados em junho deste ano. Porcentual de 3%.

Tíquete – Conseguimos índice bem maior para os tíquetes, ou seja, 5,87%. Esse reajuste eleva o tíquete para R$ 48,50 por dia trabalhado. Os dois tíquetes adicionais estão preservados, assim como 20 tíquetes nas férias.

Demais direitos – Conseguimos renovar todas as cláusulas e garantias da Convenção Coletiva de Trabalho. São várias as garantias, entre elas: a) Proibição do banco de horas pelas empresas. b) Obrigatoriedade da empresa homologar no Sindicato, quando dispensar  empregado sindicalizado – isso é muito importante, pois nos possibilita conferir as verbas, evitando irregularidades e calotes.

Avaliação – Nosso presidente João Passos comenta: “Negociamos numa conjuntura ruim, porque o PIX atinge fortemente o setor, agora chega o DREX e as empresas estão fazendo cortes de pessoal em todo o Estado”. De todo modo, diz João, “mantivemos todos os direitos, garantimos o INPC integral e subimos o tíquete pra R$ 48,50”.

Tabela – O setor administrativo do Sindicato já começou a elaborar a tabela de Pisos, Salários e demais direitos, conforme a nova Convenção. Fique em contato com o Sindicato, na sede e nas subsedes.

Retroativo – Os pagamentos das diferenças são retroativo ao mês de julho. Fique atento e nos procure. O Sindicato vai fiscalizar o cumprimento da Convenção, mas é importante que cada companheiro e companheira também fiscalize.

Confira a tabela completa