[content_block id=107]

Uma trajetória de lutas e vitórias

Os trabalhadores em vigilância e segurança privada já estão organizados em todo o País. O salto dessa organização se deu principalmente após a Constituição de 88 como consequência de um processo de reorganização da sociedade brasileira, que recuperava as liberdades individuais e a plenitude dos direitos políticos prejudicados pela ditadura militar.

O SindForte (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Carro-Forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada e seus Anexos e Afins do Estado de São Paulo) nasceu nesse contexto, sendo fundado em histórica assembleia da categoria dia 16 de fevereiro de 1992.

Desde então, passamos por tempos difíceis, com o País atravessando sucessivas crises, ondas de violência, hiperinflação, edição de planos econômicos, tudo isso pressionado pelo processo de globalização, que mudou profundamente a economia e as relações entre capital e trabalho.

Nosso Sindicato esteve atento a essas mudanças e, em todos os momentos, procurou atuar de forma afirmativa, preservando a autonomia da entidade e fazendo a defesa dos interesses da categoria.

O saldo dessa postura afirmativa é positivo. O Sindicato se estruturou em todo o Estado, com sede própria na Capital e subsedes em Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Também constituiu uma ampla rede de assistência; firmou Convenções Coletivas; passou a representar também o setor de Escolta Armada; liderou a luta pela reblindagem dos veículos transportadores de valores; batalhou pela conquista da Carteira Nacional do Vigilante; enfim, atuou como entidade autônoma e verdadeiramente representativa.

Greves e lutas – Em maio 1993, por exemplo, com apenas um ano de existência, colocamos os trabalhadores nas ruas de São Paulo, mostrando empenho e disposição de lutar para conquistar benefícios. Foi nossa primeira greve, quando conquistamos o tíquete-refeição.

Conquistas – Em 1992, foi assinada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho no Transporte de Valores. Nessa mesma Convenção, conquistamos Piso salarial. No ano seguinte, veio o tíquete-refeição, como já foi mencionado. Em 1994, passamos a receber o Adicional de Risco de Vida, no valor de 30% sobre o Piso. Em 1997, 70% da categoria garantiu estabilidade no emprego, uma conquista de poucos.

Sede – Em 1998, compramos a nossa sede em São Paulo.

Mais segurança – Uma das nossas principais reivindicações sempre foi segurança nas operações. Em 1999, tivemos uma importante conquista nessa área: a reblindagem dos veículos.

Escolta Armada – Em 2000, passamos a representar a Escolta Armada. No ano seguinte, a categoria conquistou a primeira Convenção Coletiva.

Mais vitórias – Conquistamos também convênio médico extensivo aos dependentes, coletes à prova de balas, assistência jurídica, Carteira Nacional do Vigilante e Cipas atuantes.

PLR – A luta para garantir o pagamento de Participação nos Lucros (PLR ou PPR) aos trabalhadores teve sua primeira vitória em 2008, quando fechamos acordo com a Prosegur. Desde então, os esforços foram para estender este ganho adicional a toda a categoria. Em 2013, o benefício chegou a todos no Transporte de Valores. No ano seguinte, na Escolta Armada.

Colônia de Férias – O Sindicato possui duas Colônias em Bertioga, Litoral Sul de São Paulo. A primeira foi adquirida em 2009. A segunda, foi entregue à categoria no Carnaval de 2012. Ambas estão localizadas na Praia da Enseada, a cerca de 50 metros do mar.

Mobilização permanente – As campanhas salariais representam um momento especial na mobilização. Temos duas datas-bases: no Transporte de Valores, em 1º de julho; e Escolta Armada, em 1º de janeiro. Mas, no SindForte, a luta é permanente, com visitas às portas de empresa, assembleias, eleições de Cipa, paralisações, mesas-redondas e acordos por empresa.

Vamos em frente – A diretoria do SindForte, liderada pelo presidente João Passos, tem importantes metas definidas. E, com certeza, irá alcançar cada uma delas, contando, para isso, com o efetivo apoio da diretoria e dos trabalhadores. Em frente, sempre!