Atuação firme do Tribunal garante pagamento na S.S.W.A.T.

A diretoria do SindForte parabeniza o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região em São Paulo, cuja ação firme e ágil está ajudando a resolver o problema dos trabalhadores da S.S.W.A.T., empresa do setor de escolta sediada na Capital.

O principal problema dos companheiros é o atraso no pagamento de salários, de até três meses, fato que gerou uma paralisação de protesto (apoiada por nosso Sindicato), dia 23 de setembro.

Como foi – Ante a paralisação dos companheiros, o Jurídico do SindForte ingressou junto ao TRT com pedido de dissídio de greve. A primeira audiência aconteceu dia 2 de outubro, às 14h30, com a coordenação do desembargador Marcelo Freire e participação do assessor econômico do Tribunal, Pedro Jorge de Oliveira.

Na audiência, a S.S.W.A.T. alegou não estar recebendo de fornecedores, especialmente da empresa LG (coreana), indicando que o débito era da ordem de R$ 90 mil.

A mesa, apoiada por nosso Sindicato, pediu que a empresa comprovasse os débitos. Para tanto, houve nova audiência no Tribunal, dia 6, às 9 horas. A LG foi chamada, mas não compareceu.

Diligência – Após as argumentações, o Jurídico do nosso Sindicato decidiu pedir a realização de diligência na LG. Diz o pedido: “Determinar diligência na LG para constatar a veracidade das informações. Em se verificando serem verdadeiras, negociar uma composição de pagamento, e que esse pagamento seja destinado integralmente à quitação de débitos trabalhistas”. O desembargador Marcelo Freire mandou fazer a diligência.

No dia 7, ocorreu a diligência na LG. Participaram, além do nosso Sindicato – por meio do advogado César Graniéri e do diretor Dejair da Silva Cortes, uma Oficial de Justiça, a empresa S.S.W.A.T. e, também, o assessor econômico do Tribunal, Pedro Jorge de Oliveira.

Na diligência, a empresa LG reconheceu o débito, assumindo o compromisso de que pagará R$ 45 mil já no dia 15 de outubro, a fim de que os trabalhadores possam receber os atrasados.

Verbas – Houve também o compromisso da S.S.W.A.T. de quitar as verbas rescisórias dos trabalhadores desligados da empresa.

Agradecimento – Nosso presidente João Passos parabeniza o Tribunal Regional do Trabalha da 2ª Região. “Temos de acreditar na Justiça e recorrer a ela, sempre que um forte abusa de seu poder contra uma parte mais fraca”, diz João. E arremata: “A Justiça do Trabalho presta grandes serviços aos trabalhadores e à Nação”.