Nos 30 anos de atuação, algumas conquistas importantes que nosso Sindicato conseguiu são ligadas à segurança dos trabalhadores. Entre as principais, podemos elencar a exigência do colete a prova de balas, a blindagem total dos carros fortes e a obrigatoriedade da empresa fornecer ao trabalhador, sem qualquer custo, uniforme e armas.

Para João Passos, presidente do SindForte, todas essas melhorias significaram um grande avanço. Ele comemora: “Lutamos muito para garantir a segurança dos companheiros. São pequenas vitórias que significam muito”.

Colete – O uso do colete a prova de balas é obrigatório e este equipamento deve ser fornecido pela empresa. Ele precisa ser Nível II, ou equivalente, que resista a armas com calibres 22 a 38, pistolas 9 mm e Magnum.357. “Antes dessa conquista, havia coletes que pareciam forrados com papelão”, lembra João.

Blindados – No passado, os carros fortes não eram resistentes, até bala de 38 perfurava. Foi uma luta nacional, que uniu toda a categoria e conquistou essa melhoria. Nosso presidente observa: “A blindagem começou aos poucos. Hoje, 100% da frota é blindada”.

Uniformes – As empresas são obrigadas a fornecer aos vigilantes, inteiramente grátis, os uniformes, roupas e instrumentos de trabalho. Mais um avanço que o SindForte conseguiu nestes 30 anos de luta.