Dia do vigilante é celebrado dia 20 de junho em todo País

• 20/6/2018 – quarta-feira

A data nacional que homenageia os vigilantes é comemorada em 20 de junho. O Dia Nacional do Vigilante é uma forma de enaltecer a força do profissional que tem a missão incansável de defender o patrimônio e a vida com coragem e dedicação.

Data – O Dia do vigilante foi oficializado no Brasil pela Lei 13.136, de 17 de junho de 2015, como forma de valorizar e reconhecer a categoria que arrisca a vida para garantir a segurança da sociedade. A data coincide com a entrada em vigor da Lei 7.102, que regulariza a profissão no Brasil e passou a valer em 20 de junho de 1983.

Nosso presidente João Passos destaca que o Sindicato busca amparar os profissionais em todas as suas necessidades. “Fomos a primeira entidade a conquistar o Adicional de Risco de Vida, com valor de 30% do salário. Essa conquista abriu caminho para que o benefício fosse regulamentado a todos os profissionais do País”, lembra.

O adicional de periculosidade de 30%, aprovado pela Lei 12.740/2012, entrou em vigor no Brasil em dezembro de 2013.

Atualmente, para desempenhar a função de vigilante, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante. As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação.

João Passos observa que o fortalecimento da atividade profissional começou na década de 1960, devido ao crescimento das instituições financeiras no País.

Nosso presidente destaca a importância do vigilante ter consciência da sua importância na sociedade, pois é uma responsabilidade muito grande cuidar do patrimônio e das pessoas com zelo e dedicação. João Passos afirma: “O Sindicato faz a sua parte, atuando firme em defesa dos direitos e outras melhorias para todos”.

Ele aponta, no entanto, que ainda há muitas reivindicações a serem atendidas, como a criação de um Piso salarial nacional e tratamento igual a qualquer trabalhador, seja ele empregado direto ou terceirizado.