A partir desta segunda (7), os brasileiros com algum dinheiro esquecido em bancos poderão conferir o valor e pedir o resgate. Segundo o Banco Central, são R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de pessoas.

Pessoas que nasceram antes de 1968 e têm qualquer valor a receber, devem fazer a consulta e o resgate entre 7 e 11 de março. Já os que nasceram entre 1968 e 1983, fazem o procedimento entre 14 a 18 de março. Nascidos após 1983 podem agendar o resgate do dia 21 ao dia 25 de março. A repescagem será sempre nos sábados seguintes ao último dia do prazo – 12, 19 e 26 de março.

Consulta – O primeiro passo é acessar o portal valoresareceber.bcb.gov.br e consultar se tem direito a algum dinheiro esquecido em bancos. Para isso, é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento.

Depois, é preciso ter acesso à conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Caso a pessoa ainda não esteja em um desses níveis, basta seguir as instruções do site e fazer as validações de segurança

O último passo consiste em visitar o portal do Valores a Receber na data informada pelo sistema, consultar o valor e a instituição que fará essa devolução. Feito isso, basta clicar na opção que o sistema indicar.

Caso não tenha disponível a opção do Pix, o cliente deve entrar em contato com sua agência bancária para combinar como fará para resgatar o dinheiro esquecido.

MAIS – Acesse o site do Banco Central.