Gripe suína: sintomas, como se prevenir e os tratamentos conhecidos

2527

A gripe suína – Influenza A (H1N1) – é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

No início do surto, a gripe A (H1N1) ficou conhecida como gripe suína, porque esta doença respiratória é causada pelo contágio de uma mutação do vírus que afetava os porcos.

Saiba como se prevenir da gripe adotando medidas simples:

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarréia e vômitos.

Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, portanto, apenas exames laboratoriais podem diagnosticar a gripe suína.

Como a gripe suína se dissemina?

O novo vírus da gripe suína se espalha de maneira semelhante à gripe comum. Você pode se contaminar entrando em contato direto com uma pessoa doente ou após coçar os olhos, boca e nariz depois de tocar algum objeto que ela tocou recentemente, por exemplo.

Por isso, lavar as mãos deve se tornar um hábito, mesmo entre quem não está doente.

Pessoas infectadas podem começar a propagar o vírus um dia após o aparecimento dos sintomas e por sete dias após ficar doente, de acordo com o Centers for Disease Control (Centro de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos).

O vírus da gripe suína pode se espalhar pelo ar se uma pessoa infectada tossir ou espirrar sem cobrir o nariz e a boca.

O que eu devo fazer para não me contaminar com a gripe suína?

Primeiro e mais importante: lave as mãos. Procure manter boa saúde. Durma o suficiente, faça exercícios, administre o nível de estresse e alimente-se de uma maneira saudável. Desta forma, você não deixará o seu organismo em situação de vulnerabilidade ou debilitado.

Tente não tocar superfícies que possam estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite contacto próximo com pessoas doentes.

Cuidados no dia-a-dia que ajudam a prevenir a disseminação do vírus:

– Cubra seu nariz e boca com papel higiênico quando você espirrar ou tossir. Jogue no lixo o papel higiênico após o uso.

– Lave suas mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar. Produtos de limpeza a base de álcool também são eficazes.

– Evite tocar olhos, nariz e boca. Os vírus se disseminam deste modo.

– Se você adquirir a gripe suína, permaneça em casa e evite contato com outras pessoas para evitar contaminá-las.

Existem medicamentos para tratar a gripe suína?

Sim. O Centers for Disease Control (Centro de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos) recomenda o uso de oseltamivir ou zanamivir para o tratamento e prevenção da infecção contra este vírus influenza suína. Os remédios antivirais são drogas prescritas (comprimidos, xaropes ou por inalação) que combatem o vírus e impedem que se reproduza no seu organismo. Se você ficar doente, os remédios contra o vírus tornam a doença menos grave, previnem as complicações e permitem que a melhora clínica seja mais rápida. Para o tratamento funcionar melhor, ele deve ser iniciado precocemente, assim que você ficar doente (dentro de dois dias após o início dos sintomas). Sempre com orientação médica.

Qual é o melhor modo de evitar a disseminação do vírus Influenza A através da tosse ou espirro?

Se você estiver doente, limite ao máximo o contato com outras pessoas. Não vá ao trabalho ou à escola. Cubra a boca e o nariz com papel higiênico quando tossir ou espirrar e coloque o papel higiênico no lixo. Cubra com as mãos a boca ou nariz quando tossir ou espirrar, se não tiver papel higiênico. A seguir, lave as mãos. Faça isto todas as vezes que tossir ou espirrar.

Qual é a melhor técnica para lavar as mãos para se evitar o contágio do vírus Influenza A?

Lavar as mãos freqüentemente ajuda a protegê-lo do vírus. Lave com água e sabão por 15 a 20 segundos. Quando água e sabão não estiverem disponíveis, pode-se utilizar de produtos a base de álcool.

O que eu devo fazer se ficar doente?

Se você apresentar sintomas de gripe com febre, dor no corpo, nariz escorrendo, dor de garganta, enjôo, vômito ou diarréia procure o seu médico ou o pronto atendimento, especialmente se você estiver preocupado com os sintomas. Eles irão determinar se o teste para o vírus da influenza deve ser feito e qual é o tratamento. Permaneça em casa e evite contato com outras pessoas para evitar a propagação do vírus.

Quais sintomas necessitam atenção médica urgente?

– Dificuldade para respirar ou falta de ar;

– Dor ou pressão no peito ou abdome;

– Tontura súbita;

– Confusão mental;

– Vômitos intensos e persistentes.

Posso me contaminar com o vírus Influenza A comendo ou preparando carne de porco?

Não. O vírus influenza A não se propaga pela comida.

Existe uma vacina que combata a gripe suína?

Não existe, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) está pesquisando sobre o vírus, para que uma vacina possa ser elaborada. É um lento processo que pode durar meses.

A vacina contra a gripe é eficaz contra a gripe A?

Não. Essa vacina destina-se somente à proteção contra a gripe comum e não protege contra a gripe suína.

Fonte: com informações do Hospital Sírio Libanês.

Mais informações: Ministério da Saúde
www.saude.gov.br