Sindicato inicia série com matérias sobre nossos ganhos e conquistas

O SindForte completou 27 anos dia 16 de fevereiro. Ao longo desse período, as lutas da categoria construiram uma rica história de defesa dos direitos e seguidas conquistas para os trabalhadores. Com o objetivo de compartilhar essa bela trajetória, iniciamos a publicação de uma série de matérias mostrando como foi essa longa caminhada vitoriosa.

Risco de vida – Logo após a fundação do Sindicato, iniciamos a luta por melhores condições de trabalho. Os tempos eram difíceis, com crise econômica e aumento da violência. As operações de carro-forte eram cada vez mais perigosas, colocando em risco a vida dos vigilantes.

Foi nesse contexto que começamos a cobrar uma compensação, devido à natureza da nossa atividade de trabalho – prestada sob condições altamente perigosas.

A conquista veio por meio de greve geral, realizada em 1993. A partir da Convenção Coletiva de Trabalho assinada em 1994, passou a vigorar a cláusula de Adicional de Risco de Vida – concedendo 30% sobre o Piso da função aos vigilantes da guarnição de carro-forte.

Fomos o primeiro Sindicato no Brasil a conquistar pagamento do Adicional de Risco de Vida. Primeiro no carro-forte; depois na escolta armada.

Escolta – Em 2000, nosso Sindicato passou a representar também os trabalhadores da escolta armada. E, já na primeira negociação, conseguimos incluir na Convenção o adicional de risco, naquela época de 15% do Piso.

A cada ano, fomos elevando o índice até chegar aos 30% que já era praticado no transporte de valores. A conquista ocorreu na negociação da Convenção Coletiva na data-base de 2012.

Pioneirismo – No final de 2012, passados 19 anos da nossa conquista do adicional para os trabalhadores do transporte de valores no Estado de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff sancionou, em dezembro, a Lei 12.740 – que regulamentou o pagamento de adicional de 30%, a título de periculosidade, aos trabalhadores da vigilância privada em todo o País.

Greve em 1993 conquista o Adicional de Risco de Vida