Vitória: acordo garante adicional de 30% nas férias e 13º salário Adicional de Risco integral beneficia vigilantes de base e de carros-fortes

Nosso Sindicato assinou terça-feira (23), com o sindicato patronal, acordo coletivo que garante pagamento do Adicional de Risco de Vida, de 30% do Piso Salarial, para todos os vigilantes em atividade no setor de transporte de valores. Atenção: a partir de 1º de março, o adicional passou a ter reflexo também no pagamento do DSR, das horas extras, das férias e do 13º salário. Ganho – Com o acordo, o Adicional pago aos vigilantes de base sobe de 18 para 30%, ou seja, aumenta 12 pontos percentuais. Já para os vigilantes de carro-forte, que recebem Adicional de 30% desde 1994, a nova conquista é o pagamento do benefício sobre todas as verbas trabalhistas (férias, 13º etc.).

A conquista obtida pelo Sindicato também antecipa a vigência da Lei 12.740, sancionada em 8 de dezembro pela presidente Dilma, que determina pagamento de adicional de periculosidade (30% do Piso) aos trabalhadores que atuam em atividades ou operações perigosas (incluindo vigilantes).

Lei – A lei está em fase de regulamentação pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Sexta-feira (19), o Ministério colocou em consulta pública o texto básico da norma (Portaria 367), que vai estabelecer critérios para o pagamento do Adicional ao conjunto dos vigilantes do País. O prazo fixado para o recebimento de sugestões ao texto é de 60 dias.

Avançamos – Nosso presidente João Passos ressalta: “Essa regulamentação pode demorar pelo menos seis meses. Nós não esperamos. Fomos à luta, negociamos com o patronal e antecipamos o benefício para os companheiros”.

Adicional – Em nossa base, o Adicional de 30% foi conquistado no setor de transporte de valores com greve e mobilização. A partir da vitória, conseguimos negociar o benefício aos demais setores. Na escolta armada, atingimos os 30% na Convenção Coletiva assinada em janeiro de 2013. Agora, o percentual vale também para os vigilantes de base.

João Passos antecipa: “O próximo passo é garantir os reflexos no DSR, horas extras e 13º salário também para os companheiros da escolta”. Vamos à luta!