Telefone 135 orienta sobre benefícios e Prova de Vida

747

Nada mais irritante do que ligar pra determinado número e ficar esperando atendimento. Com o telefone 135, do INSS, isso não costuma ocorrer. Uma consulta dura entre dois e três minutos.

O serviço funciona de segunda a sábado, das 7 da manhã às 22 horas. A ligação por telefone fixo é gratuita. Ligação de celular cobra tarifa local.

Pelo 135, a pessoa é informada, tira dúvidas e recebe orientações, inclusive sobre a chamada Prova de Vida, que o aposentado deve fazer todo ano.

APP – O telefone do Instituto também orienta sobre o aplicativo “Meu INSS”, que pode ser acessado pelo computador ou baixado no celular. É rápido, sem custo e traz todos os serviços.

Nosso presidente João Passos conta: “Eu baixei o aplicativo em meu celular e fiz a Prova de Vida. Gastei pouco mais de 10 minutos. Para a Prova, é preciso tirar uma foto na hora e apresentar documento. Eu mostrei a carta de motorista.”

João Passos preside o SindForte

 

Prova – A Prova de Vida tem que ser feita uma vez por ano. Se você não quiser fazer pelo aplicativo, vá a um banco, de preferência onde recebe o benefício previdenciário. Basta levar CPF e RG.

Idoso – Pessoa acima de 80 anos, basta acessar o APP e chamar atendimento domiciliar. O mesmo vale pra pessoa doente ou incapacitada de mobilização.

Acesse aqui o site do INSS.