Ação fiscaliza condições de trabalho e presta assistência à categoria

• 15/2/2018 – quinta-feira

Sede do Sindicato, em São Paulo

Nosso Sindicato foi fundado em 16 de fevereiro de 1992. Portanto, nesta sexta-feira, completaremos 26 anos. Estamos a caminho de três décadas de existência. Esse período tem a marca da ação sindical, lutas, greves, negociações, vitórias e conquistas.

O Sindicato também se consolidou em todo o Estado. Nossa base principal de atuação é a partir da sede, em São Paulo. Mas temos seis subsedes no Estado, que funcionam como postos avançados no atendimento da categoria e defesa dos interesses dos trabalhadores.

A sede na Capital é própria. A esse patrimônio somam-se duas Colônias de Férias do Sindicato em Bertioga e ainda temos um terreno em Praia Grande.

Colônias de Férias do Sindicato, em Bertioga

Sindicalização – Apesar da alta rotatividade, principalmente na escolta armada, o Sindicato consegue manter um índice de sindicalização que ultrapassa o dobro da média nacional. Temos, hoje, cerca de 45% da base associada. “E estamos trabalhando pra ampliar a sindicalização”, afirma nosso presidente João Passos.

Ação – O trabalhador nem sempre tem noção exata do funcionamento cotidiano da entidade. Mas todo dia o Sindicato funciona e atua. A sede está aberta, as subsedes estão atendendo, o Jurídico está dando assistência, as Colônias de Férias hospedam nossos associados e dependentes.

Mobilização na Transvip, empresa do transporte de valores

Não é só isso. O SindForte todo dia fiscaliza as condições de trabalho. Pra isso, nossos diretores visitam as portas de empresa, o Sindicato negocia com empresas e tomadores de serviço, o Sindicato chama empregadores para mesas-redondas na sede e no Ministério do Trabalho ou encaminha denúncias ao Ministério Público do Trabalho.

Em outra frente de ação, nosso Departamento Jurídico atende trabalhadores, orienta, abre ações, participa de audiências na Justiça. Faz, enfim, um trabalho diário em defesa da categoria.

Autoridades – O SindForte também valoriza a relação com órgãos do Estado. Como trabalhamos numa área que é alvo frequente do crime organizado, o Sindicato procura manter contatos regulares com autoridades policiais e órgãos de segurança pública. “Nosso objetivo é preservar a integridade e a vida dos companheiros”, comenta João Passos.

Sindicato acompanha eleição de Cipa em empresa da base

O presidente menciona outra frente em que o Sindicato sempre se faz presente, que são as eleições de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). “Respeitamos muito as Cipas e apoiamos os cipeiros, pra que o patrão respeite a autonomia de atuação dos companheiros”, ressalta nosso presidente.

Presidente João Passos comanda protesto contra violência, em Campinas

SITE – Nosso site publicará uma série de matérias e fotos referentes a essa trajetória de 26 anos. O Sindicato é importante. Mas mais importante é você, trabalhador e trabalhadora do transporte de valores e da escolta armada.