Contas inativas do PIS serão liberadas a pessoas de todas as idades

• 27/6/2018 – quarta-feira

A primeira etapa de saque das cotas do PIS, destinada aos trabalhadores com idade entre 57 e 60 anos, terminou sexta (29). Após esse período, os pagamentos voltam a ser realizados, entre os dias 14 de agosto e 28 de setembro, para todas as idades.

Os saques estão autorizados, nas agências da Caixa Econômica Federal, às pessoas que trabalharam com Carteira assinada de 1971 a 1988.

Consulte – O trabalhador pode consultar o saldo do PIS no site da Caixa. Basta acessar www.caixa.gov.br/cotaspis e clicar em “Consulte seu saldo”, no lado direito da página. É preciso informar o número do PIS, CPF ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).

Na sequência, é preciso preencher sua data de nascimento, indicar se é aposentado ou não e em seguida clicar em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Depois, é preciso cadastrar uma senha para autenticação e informar o número do telefone celular.

O saldo a receber aparecerá na tela.

Quem têm direito – O benefício está disponível a todos os trabalhadores que foram cadastrados no PIS até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual de participação.

Saque – Quem tem até R$ 1.500,00 para receber, pode sacar nos caixas eletrônicos com a senha do Cartão do Cidadão. Saques até R$ 3.000,00 podem ser feitos com Cartão do Cidadão, senha e documento com foto, em todas as agências da Caixa.

A cota do PIS é um benefício diferente do abono salarial, pago todos os anos a alguns trabalhadores. Quem já sacou a cota na aposentadoria não tem mais direito.

Informações – No Sindicato, ligue (11) 3105.2486. Fale com o Departamento Jurídico.