• 20/6/2018 – quarta-feira
As pessoas que trabalharam com Carteira assinada entre 1971 e 1988 terão até o dia 28 de setembro para sacar os recursos das contas inativas do PIS. O saldo foi liberado para saque aos trabalhadores não aposentados de todas as idades.
Mas é preciso observar o seguinte calendário: titulares de contas inativas, com idade de 57 a 59 anos, já podem sacar o saldo nas agências da Caixa Econômica Federal. O prazo segue até 29 de junho. Após esse período, os pagamentos voltam a ser realizados, entre os dias 14 e 28 de setembro, para todas as idades.
Consulte – O trabalhador pode consultar o saldo do PIS no site da Caixa. Basta acessar www.caixa.gov.br/cotaspis e clicar em “Consulte seu saldo”, no lado direito da página. É preciso informar o número do PIS, CPF ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).
Na sequência, é preciso preencher sua data de nascimento, indicar se é aposentado ou não e em seguida clicar em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Depois, é preciso cadastrar uma senha para autenticação e informar o número do telefone celular.
O saldo a receber aparecerá na tela.
Quem têm direito – O benefício está disponível a todos os trabalhadores que foram cadastrados no PIS até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual de participação.
Saque – Quem tem até R$ 1.500,00 para receber, pode sacar nos caixas eletrônicos com a senha do Cartão do Cidadão. Saques até R$ 3.000,00 podem ser feitos com Cartão do Cidadão, senha e documento com foto, em todas as agências da Caixa.
A cota do PIS é um benefício diferente do abono salarial, pago todos os anos a alguns trabalhadores. Quem já sacou a cota na aposentadoria não tem mais direito.
Informações – No Sindicato, ligue (11) 3105.2486. Fale com o Departamento Jurídico.