Mobilização por jornada de 40 horas ganha ruas

O movimento sindical retoma os grandes atos em prol das reivindicações da Agenda Unificada da Classe Trabalhadora. Essa mobilização é liderada pela Força Sindical e demais Centrais. Nosso Sindicato apoia a mobilização, que tem como uma das principais bandeiras a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. A Agenda foi aprovada na Conclat 2010.

Dia 6 de julho (foto), ato em Brasília mobilizou mais de seis mil sindicalistas e trabalhadores, reivindicando redução da jornada; fim do fator previdenciário, que reduz o valor da aposentadoria; regulamentação da Convenção 151 (negociação coletiva no setor público); e ratificação da Convenção 158 (proíbe a demissão imotivada).

As manifestações continuarão com atos nas regiões Norte, Nordeste e Sul. No dia 3 de agosto, no Sudeste, um grande ato unitário em São Paulo pretende reunir 100 mil trabalhadores na avenida Paulista. A palavra de ordem é: pressão total nos deputados, para que eles aprovem as leis que beneficiem os trabalhadores.