Não tenha medo de abrir processo e de defender os seus direitos

• 31/1/2018 – quarta-feira

A nova lei trabalhista trouxe confusão para os trabalhadores e tem gente achando que já não pode mais ingressar com ação na Justiça, a fim de cobrar direitos. Isso não corresponde à verdade. E quem explica é o dr. César Graniéri, responsável pelo Jurídico do nosso Sindicato.

O advogado explica: “Os direitos dos companheiros em transporte de valores e também da escolta estão preservados, porque na negociação coletiva o Sindicato conseguiu garantir a íntegra das Convenções”. O que mudou, ele comenta, foram alguns critérios para a abertura de ações, aumentando as cautelas de quem pretende reclamar judicialmente.

Critérios –
“Aqui no SindForte, sempre tivemos o cuidado de só abrir ações embasadas em fatos ou documentos. Por isso, alcançamos em torno de 95% de êxito nos processos”, ele conta. O dr. César orienta: “O trabalhador que pretende abrir processo deve ter uma razão real, ter provas documentais ou testemunhais”. Aí, o companheiro não correrá risco de arcar com as custas processuais.

Sindicalização – Para o advogado, o trabalhador, além de zelar pelo cumprimento de seus direitos, deve se sindicalizar. “O sindicalizado fica mais perto do seu Sindicato e, na qualidade de sócio, terá prioridade no atendimento e nos encaminhamentos. Ficar sócio não é só um ato de consciência classista. É também um modo de ampliar a própria proteção”.

Presidente – Nosso presidente João Passos reforça os argumentos do advogado. Ele diz: “Enfrentar o patrão na Justiça não é uma loteria. É um confronto que precisa ter base. O companheiro deve ir se municiando de documentos e provas. Isso amplia as chances de vitória e apressa o andamento do processo”.

Procure o Sindicato
– Se você tem dúvidas, procure nossa sede ou subsedes. Se você pretende ingressar com processo, oriente-se sempre com nossos advogados. Fique em contato com o Sindicato. Nossa força depende da nossa união!