Sindicato participa de Oficina de Formação de Conselheiros

Nosso diretor Miguel José Mauro (Maurão) participou, de 19 a 21 de outubro, da Oficina de Formação de Conselheiros da Força Sindical. As oficinas, divididas em módulos, visam qualificar quadros da Central para que ocupem funções nos diversos conselhos gestores da administração pública, em particular os que abrem espaço à presença de representantes sindicais nos âmbitos municipal, estadual e federal.

O objetivo das oficinas é a construção de instrumentos que possam subsidiar a intervenção qualificada desses representantes, com a ocupação de espaços e o debate de temas essenciais para o desenvolvimento de políticas de emprego, trabalho e renda, além de assuntos relacionados ao desenvolvimento social.

Com essas oficinas, a Força Sindical está qualificando sindicalistas para ocupar, com voz e propostas, os Conselhos que tratam de Saúde, Educação, Desenvolvimento, Qualificação Profissional e outras políticas públicas de interesse dos trabalhadores.

O Módulo I do projeto, realizado na sede da Força, em São Paulo, teve a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/São Paulo), do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Maurão, na foto com a dra. Rosangela Mendes Ribeiro Silva, gerente regional do Trabalho e Emprego de Santos, ressalta: “Foi muito interessante a nossa participação. Além de conhecimentos novos, ficamos sabendo de benefícios e direitos que podem ser exercidos por meio desses conselhos nos órgãos públicos”.