Eleitor que não tiver com seu título – foi roubado, sumiu etc. – deve ir a qualquer cartório eleitoral do Estado até a próxima quinta-feira (30), inclusive numa cidade que não seja a da sua residência, e solicitar segunda via. Basta levar um documento de identidade.
Nenhum dado pode ser alterado. E o local de votação continua o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido – mesmo que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade. Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.
Documento – O eleitor é obrigado a apresentar o título e um documento oficial com foto. Como documento oficial são aceitos a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou de Habilitação com foto e Reservista. Certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.
Atenção: só votarão nas eleições deste ano pessoas que tiraram seus títulos originais até o dia 5 de maio.
Cola – Como o eleitor votará em seis nomes, recomenda-se que leve uma “cola” com os números de seus candidatos.
Vote certo. Escolha bem. Leve seus documentos
Sindicato pede que os companheiros compareçam em massa às seções eleitorais e votem de forma consciente. Mas, atenção: é preciso conhecer a ordem de votação e levar também título de eleitor e documento de identidade com foto.
Primeiro voto é no estadual. Veja:
. O primeiro voto é para deputado estadual. São cinco números. Digite os números. Vai aparecer a foto do seu candidato. Aperte a tecla Verde “Confirma”.
. Depois, votamos para deputado federal. São quatro números. Digite. Vai aparecer a foto do seu candidato. Aperte a tecla Verde “Confirma”.
. Em seguida, votamos em dois senadores. São três números para digitar em cada voto. Digite uma vez. Vai aparecer a foto do seu primeiro senador. Aperte a tecla Verde “Confirma”. Digite sua segunda opção para o senador. Vai aparecer a foto do seu candidato. Aperte a tecla Verde “Confirma”. Atenção para a novidade: agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes.
. Em seguida, vem o governador. São dois números. Digite. Aparece a foto do seu candidato e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Aperte a tecla Verde “Confirma”.
. O último voto é para Presidente. Também são dois números. Digite. Vai aparecer a foto do seu candidato ou candidata e, também, a imagem e os dados do candidato a vice. Aperte a tecla Verde “Confirma”.
Vote em quem tem compromisso com o emprego, a renda e direitos trabalhistas como a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Documentos – Tem novidade este ano. Pra votar, leve Título de Eleitor e um documento com foto. Pode ser RG, Reservista, Carteira de Trabalho ou a Carta de Motorista com foto. Eleição dia 3 de outubro, das 8 às 17 horas.